“COMO ATRAIR PACIENTES PARTICULARES E FUGIR DOS CONVÊNIOS?”

Falando assim, parece um SONHO, né? Atrair somente pacientes particulares e fugir dos convênios odontológicos! Tipo, algo inatingível ou que depende de um passe de mágica pra acontecer!

Ouço muitos dentistas que me seguem lá no meu perfil do @conselhosdedentista com essa mesma dúvida:

“Aaaaaah, colega, eu tenho muita dificuldade em atrair pacientes particulares! Atendo muito paciente de plano…”

Você também se identifica com essa frase?
Está com a agenda cheia de pacientes de plano, mas quer abandonar os convênios odontológicos?
Seu sonho é atender mais pacientes particulares, porém não tem estratégias para atingir esse objetivo?

Então, colega, wellcome! Junte-se ao clube!

Quantos colegas nossos não enfrentam hoje essa situação? Eu mesmo já enfrentei essa situação há alguns anos e confesso que não era fácil.

Quer saber como eu fiz pra atrair mais pacientes particulares?

Fica comigo até o fim desse artigo e eu te conto! Vou dizer quais foram minhas estratégias pra fugir dos convênios e conseguir mais pacientes usando a Internet!

Tenho uma pergunta pra você:

Já parou pra observar o que você tem feito pra atrair pacientes particulares?

O que você tem realizado de diferente pra mudar essa situação?
Você usa quais estratégias de Marketing odontológico pra alcançar esse objetivo?

Estou te perguntando isso porque não existe uma mágica, ok? É uma ordem lógica!

Você precisa tomar alguma atitude para atrair mais pacientes particulares que podem pagar pelo seu serviço. Consequentemente, você vai deixando de atender aos poucos os pacientes por plano!

Por isso, te perguntei que estratégias você adota para isso! Não adianta ficar parado, esperando a agenda bombar de pacientes particulares sem você fazer NADA!

Desculpa. Isso não vai acontecer.

Tem uma frase de Einsten, que eu uso muito em minhas aulas, falando sobre isso:

ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR PACIENTES PARTICULARES

Percebeu que esse é um objetivo, certo? “Atrair pacientes particulares” foi a meta que eu escolhi!

A partir desse objetivo definido, comecei a traçar minhas estratégias pra alcançá-lo! Vou explicar melhor! Vamos começar entendendo o significado de cada um desses pontos:

OBJETIVOS e ESTRATÉGIAS DE MARKETING

O primeiro passo para qualquer estratégia é definir seus objetivos. Não importa a periodicidade, apenas comece se perguntando: Quais são os objetivos que eu quero alcançar num intervalo de tempo?

Lembre-se que há uma infinidade de objetivos possíveis. Contudo, não adianta estabelecer 10 objetivos, se você não vai ter tempo e disposição para executá-los. Por isso, coloque apenas os objetivos que você considera que serão as suas prioridades. 

Na mesma linha, a estratégia de Marketing define o que vai ser feito para alcançar os objetivos definidos. Em outras palavras, tudo o que você precisa planejar e executar para atingir o que você pensou como meta. Entendeu?

As estratégias de marketing são fundamentais para quem quer ter sucesso em suas ações de marketing. Em primeiro lugar, porém, você precisa definir seus objetivos. Logo em seguida, você vai descobrir e decidir o que é preciso ser feito para alcançá-los.

“Bruno, quais estratégias você usou pra atingir esse objetivo?”

Vou te mostrar na prática quais estratégias eu apliquei pra alcançar o meu principal objetivo – atrair pacientes particulares.

Dá uma olhada nessa foto aqui! É um exemplo de ficha de cadastro dos pacientes lá na clínica.

Veja o que a paciente escreveu no campo “INDICAÇÃO”:

pacientes particulares

Assim como essa paciente, diversas outras também têm escrito a mesma coisa no campo “INDICAÇÃO” da ficha clínica:

REDES SOCIAIS.

(Ou então, escrevem INSTAGRAM ou somente INTERNET… rsrsrs)

“Bruno, por que você está me mostrando isso?”

Porque esse é um resultado real da minha principal estratégia de Marketing – usar as redes sociais pra atrair pacientes particulares!

Ou você acha que eu não aplico meus próprios conceitos e ensinamentos em mim mesmo? hehehehe!

Vale lembrar que eu também sou dentista, assim como você! Sou Periodontista e amo o que faço, mas há alguns anos, cansei de atender por convênios. Vou contar pra você como foi:

Minha trajetória

Sou formado pela UFBA (2005) e nunca tive familiares dentistas pra me ajudar no início da carreira. Assim que formei, comecei atendendo no consultório de outros colegas e não tinha pacientes. Consequentemente, cai no esquema de porcentagem e planos.

Meu fluxo de pacientes era praticamente 100% de planos. Nesse início foi útil, já que eu não tinha meus próprios pacientes e não tinha quem me indicasse.

Cansei de atender de 8 a 10 pacientes num turno (!), ir almoçar depois de 13h e sair do consultório 19:30h, cansado e com a coluna reclamando. Isso sem mencionar a frustrante sensação, no fim do mês, de trabalhar apenas pra pagar minhas contas 🙁

Em 2010, entrei numa sociedade comprando parte de uma clínica (a que atualmente sou sócio). Foi a melhor coisa que fiz na minha carreira! Ser dono do meu próprio negócio!!

Entretanto, eu continuava com poucos pacientes, ainda mais agora, tendo mais turnos ociosos e tendo que pagar minhas próprias contas da clínica como sócio! Logo, continuei a atender pacientes de convênios, mas isso foi me sufocando.

A decisão de abandonar os convênios

Passei ainda alguns anos atendendo pacientes de plano pra preencher minha agenda, mas vi que continuava na mesma. A sensação angustiante permanecia e me sentia incomodado com a situação.

Eu não conseguia dar um atendimento de qualidade aos meus pacientes. Aquela não era a forma de trabalho que eu tinha sonhado em fazer!

Por isso, resolvi dar um basta! Decidi que eu não queria mais praticar aquela Odontologia de planos.

Foi fácil? de forma alguma! No início, sentia falta daquele dinheiro “certo”. Gostava daqueles pacientes que sempre vinham fazer manutenção periódica, “fiéis de carteirinha”, daquela boa e velha “profilaxia e raspagem” de sempre. (Se você for periodontista, vai entender.. rsrsrs)

Mas confesso que isso não me preenchia! Eu sentia falta do “algo mais”, de poder praticar uma Odontologia de qualidade! Sentia falta de poder fazer procedimentos mais específicos, mais elaborados e com maior VALOR AGREGADO! 

(PS: escrevi um artigo bem legal falando da diferença entre VALOR x PREÇO – clica aqui pra ler!)

Finalmente, fui me desligando dessa rotina, deixando de atender por convênios, um a um. Tentei fidelizar os pacientes do plano, para transformá-los em particulares, mas isso não era fácil.

Certamente que eu já tinha meus próprios pacientes particulares, né? Alguns indicados pelos colegas da clínica, outros indicados por outros dentistas e os recomendados pelos próprios clientes satisfeitos. (Aaaaah, o “boca-a-boca: melhor ESTRATÉGIA DE MARKETING de todas!!)

Entretanto, não era o suficiente pra encher minha agenda, no momento que eu estava deixando de atender por convênios. Afinal, agora minha agenda tinha lacunas deixadas pelos pacientes dos planos!

Eu precisei tomar uma decisão! Fazer algo que me trouxesse mais pacientes particulares! Precisei tomar alguma atitude pra aumentar minha renda no consultório!

Por isso, decidi investir em Marketing!

MEU OBJETIVO:

Atrair pacientes particulares!
Esse era meu maior foco! Trazer pacientes que não tinham convênios.

Minha estratégia:

Usar o MARKETING DIGITAL! Eu estava disposto a usar a internet pra alcançar esse objetivo! Decidi “aparecer” na internet para meus futuros pacientes me acharem quando precisassem. 

(Chamo isso de PRESENÇA DIGITAL!)

Vale frisar que essa estratégia foi desmembrada em algumas partes. Existem várias maneiras de aplicar o Marketing digital e eu usei algumas delas.

Quer saber quais eu usei?

REDES SOCIAIS

Comecei usando o INSTAGRAM (essa poderosa rede de relacionamento) como ferramenta de MARKETING DIGITAL para atrair clientes particulares.

Então, uni o útil ao agradável: usei meus conhecimentos que aprendi no MBA de Marketing para aumentar meu faturamento comigo mesmo 😉

Por isso, mudei completamente meu foco nas redes sociais e passei a usar o meu perfil comercial do Insta para me gerar mais renda no consultório!

Quer ver como eu faço isso? Clica aqui pra ver meu perfil nesse link @brunoguidaperiodontista 

Obviamente, o INSTAGRAM não foi a única solução! Eu precisava estar presente no mundo digital de outras maneiras além das redes sociais.

Então, pensei comigo mesmo: Onde meu futuro paciente vai me encontrar quando procurar pela minha especialidade?

GOOGLE

Lógico! No Google! Alguém aqui procura conteúdos específicos em algum lugar diferente do buscador do G.o.o.g.l.e.? Quando você quer saber alguma informação técnica sobre um produto ou serviço, onde você vai direto?

Logo, eu decidi que também precisava aparecer no Google para captar novos pacientes particulares. Se você não sabe, esse motor de busca te “mostra”de 2 maneiras:

  • Google maps
  • Busca do Google
Google maps

Aparecer no “maps” é uma maneira impressionante de atrair pacientes particulares! Além de aparecer logo no topo da página (abaixo dos anúncios, claro), suas informações de contato ficam disponíveis.

Acima de tudo, aparecem sua foto, telefone, horário de funcionamento, site, etc. E tudo clicável, pra facilitar a vida do seu futuro cliente!

Para isso, basta se cadastrar no Google my Business e pronto! Mágica feita!

Quer aparecer no Google? Me chama aqui no What'sapp!

Busca do Google

É o jeito mais conhecido de aparecer na internet! Em outras palavras, quando você digita qualquer coisa na barra de pesquisa, aparecem os links relacionados na ordem de relevância. Por exemplo, se você digitar “Periodontista Salvador“, aparecerão todos os sites relacionados a essas palavras-chave.

Então, resolvi criar meu próprio SITE pra poder aparecer no maior motor de busca da Internet. Coloco no blog do meu site um conteúdo todo voltado para a minha especialidade – a Periodontia. Obviamente, eu publico com frequência artigos e vídeos sobre a Periodontia, sempre tirando dúvidas frequentes dos pacientes.

Assim, eu consigo aplicar uma das principais técnicas do Marketing digital para atrair potenciais clientes:

Inbound Marketing  (ou Marketing de atração)

Também conhecido como Marketing de conteúdo (embora não sejam a mesma coisa), essa técnica consiste na produção e distribuição de conteúdo de qualidade pra atrair potenciais clientes.

Em outras palavras, o Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, o Inbound explora canais como mecanismos de busca (leia-se, Google), blogs e redes sociais para que o futuro cliente te encontre.

A produção de conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. A estratégia principal é educar, informar ou entreter um futuro cliente por meio do conteúdo.

Esse conteúdo é uma forma de educar a sua audiência e potenciais clientes sobre a sua especialidade e os procedimentos que você faz. Assim, você pode se transformar numa referência no seu segmento e influenciar na decisão de compra de futuros clientes!

Eu gravei um vídeo bem explicadinho sobre como aplicar o Inbound Marketing! Vou colocar aqui em baixo pra você assistir!

Inbound Marketing

ANÚNCIOS PATROCINADOS

Os anúncios ou mídias pagas são outra forma excepcional de atrair pacientes particulares! Existem várias opções de investimentos em mídia paga que podem ser testados para que seu negócio cresça!

Na Busca do Google, por exemplo, você pode aproveitar uma demanda de buscas já existentes e que se relacionam com o problema que o seu negócio resolve. Já no Facebook, pode-se criar uma demanda de acordo com o comportamento e interesse dos usuários.

90% dos usuários de internet no Brasil estão nessa rede, o que é mais um motivo para você estar lá. (Fonte: RD Resultados Digitais)

Entrando especificamente nas mídias pagas, temos primeiramente o Google Ads – um dos mais conhecidos. São aqueles anúncios que aparecem primeiro em qualquer pesquisa que você faz no Google!

Nas mídias sociais, os principais são o Facebook Ads e o Instagram Ads. Contudo, vale aqui uma ressalva interessante pro Stories Ads, que está bastante em alta.

Conclusão

Pra finalizar, você deve ter percebido que existem diversas opções para você sair da zona de conforto! Perceba que atrair pacientes particulares não é tão difícil assim, mas depende de esforços e investimentos!

Certamente que tudo isso não foi escrito aqui de uma hora pra outra. Da mesma forma, meus objetivos não foram alcançados de um mês pro outro! Essas estratégias demandam tempo e foram pesquisadas e planejadas com cautela e atenção, para não haver erros.

Todavia, erros sempre existirão! Faz parte da nossa rotina. Entretanto, uma das maiores vantagens do Marketing digital é poder corrigir qualquer erro de forma instantânea!

Segmentou seu público errado? Dá pra parar a campanha do Facebook Ads.
Escreveu seu número do zap errado? É só ir no Painel de controle e editar. Simples assim!

Espero ter ajudado você a clarear suas idéias e sair do mocho em busca dos seus objetivos! E por falar em objetivos, quais são os seus?

Me conta aqui em baixo nos comentários se você já está fazendo alguma dessas estratégias para atrair pacientes particulares! Ou quem sabe, para transformar seguidores em clientes!

Se você ainda não começou, então aproveite para começar a se planejar, criar as suas postagens e dar um upgrade na sua estratégia de marketing odontológico!


PS: Eu postei recentemente aqui no BLOG um artigo bem interessante sobre “Como atrair pacientes nas redes sociais”, vale a pena ler também!

PS2: Se você gostou desse artigo, comenta aqui em baixo, e compartilha com seus colegas também!  😉

Portanto, fiquem ligados nos próximos artigos, para aprender um pouco mais sobre importância do Marketing digital para dentistas e de como conquistar novos pacientes pela internet!

Te espero no topo 🚀