“QUER APRENDER A ATRAIR PACIENTES PELO GOOGLE?”

como atrair pacientes pelo Google

Atualmente, muitos negócios estão utilizando a internet para captar pacientes, e na odontologia não seria diferente. Hoje, é possível atrair pacientes pelo Google e fazer dele uma fantástica ferramenta de marketing!

Falando assim, até parece um SONHO, né? Atrair pacientes pelo Google e largar de vez os convênios odontológicos!

Acredite, colega: essa realidade está mais perto do que você imagina!

Ouço muitos dentistas que me seguem lá no meu perfil do @conselhosdedentista com essa mesma dúvida:

“Eu tenho muita dificuldade em atrair pacientes pelo Google! Meu sonho é parar de atender pacientes de plano, mas não sei como…”

Fala a verdade: Você também se identifica com essa frase?
Está com a agenda cheia de pacientes de plano, mas não consegue abandonar os convênios odontológicos?

Quantos colegas não enfrentam hoje essa situação? Eu mesmo já passei por essa angústia há alguns anos e confesso que não era fácil..  🙁

Então, se o seu sonho também é usar o Google pra atrair mais clientes, então leia esse artigo até o fim!

Vou te contar quais foram minhas estratégias pra estabelecer minha PRESENÇA DIGITAL, fugir dos convênios e conseguir mais pacientes usando a Internet!

como aparecer no Google
como aparecer no Google

Mas, antes de te contar o que eu faço, tenho uma outra pergunta pra você:

Você já procurou algum serviço ou produto no Google?

Se você também disse “Claro, né?“, então, wellcome! Você faz parte do gigantesco clube de pessoas que pesquisam no Google antes de decidir uma compra!

Portanto, se tem gente procurando informações e conteúdos na internet, tem muita gente disponibilizando esse conteúdo!

Estamos vivendo a era do acesso à informação! Isto é, o crescimento da internet, das redes sociais e do uso de smartphones criaram uma nova forma de criar conteúdos e divulgar negócios nas mídias digitais.

O Marketing Digital veio para ser a nova forma como empresas e pessoas pensam em estratégias para atrair clientes.

Dessa forma, boa parte dessas estratégias acabam sendo desenvolvidas na ferramenta de buscas na internet.

Quer saber um pouco mais sobre como atrair pacientes pelo Google? Então eu vou te ajudar!

Confira neste artigo como você pode começar a fazer a divulgação do seu consultório através da internet.

  • Benefícios de aparecer no Google
  • Como o Google funciona – A Rede de Pesquisa
  • Como estar disponível no Google
  • Pesquisa por palavras-chave
  • Google Ads

Quer aparecer no Google? Me chama aqui no What'sapp!

ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR PACIENTES USANDO O GOOGLE

Benefícios de aparecer no Google

Justamente pelo fato do Google ser a principal ferramenta de buscas no Brasil e no Mundo, aparecer no buscador já é, por si só, um grande benefício.

Afinal, isso fará com que você apareça para um grande numero de pessoas que buscam por um assunto ligado ao seu negócio (isso que eu chamo de “ter presença digital!”).

Porém, os benefícios em aparecer no Google não param por aí. Veja a seguir algumas outras vantagens:

  • Maior número de clientes

Aparecer para possíveis clientes que procuram por dentistas ou tratamentos relacionados à sua especialidade, certamente, lhe trará mais clientes.

Muitas pessoas usam a ferramenta de buscas para encontrar os mais variados tipos de serviços. Criando uma página ou anúncio, você irá atrair pacientes com o Google constantemente.

  • Resultado x Pagamento

Outra vantagem de anunciar na internet utilizando o Google – falaremos mais pra frente sobre isso – é que você só paga pelos resultados!

Ou seja, você somente será cobrado pelos cliques que o seu anúncio receber, o que significa que o pagamento está diretamente ligado aos resultados obtidos. Legal, né?  🙂

  • Segmentação por público e região

Além disso, ao anunciar no Google, você pode segmentar sua divulgação por público e região.

Sendo assim, você tem a garantia de que seu anúncio irá aparecer para potenciais clientes que estejam na área em que você atende – bairros próximos, por exemplo.

Assim, é notável como a maior ferramenta de buscas do mundo tornou-se também um forte aliado para o marketing do seu negócio.

Mas para aproveitar seus benefícios, é preciso saber também como ela funciona.

Como o Google funciona – A Rede de Pesquisa

Os resultados de qualquer pesquisa no Google consistem em sites relacionados à pesquisa feita pelo usuário.

Dessa forma, quando você opta por aparecer entre as pesquisas, seja de forma orgânica (baseado no ranking de sites) ou através de anúncios (com o Google Ads), você estará vinculando seus resultados à um determinado assunto, com uma palavra-chave.

E tais resultados podem aparecer em diferentes redes de pesquisa do Google, dentre as quais:

  1. Resultados da Pesquisa;
  2. Google Maps;
  3. Google Shopping;
  4. Google Imagens;
  5. Parceiros do Google.

(Os que estão em negrito são os mais importantes pra gente!)

Inegavelmente, para conseguir bons resultados, você pode investir em anúncios pagos. Dessa maneira, você potencializa sua presença Digital por toda a rede de pesquisa, ou seja, aparecendo não apenas nos resultados de pesquisa.

 

Como estar disponível na internet e atrair pacientes pelo Google

Para aumentar sua presença digital e estar disponível no Google para seus clientes, você tem duas opções: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

O tráfego orgânico é gratuito. Free. 0800. Simplesmente, consiste em você divulgar um conteúdo no seu site ou blog usando palavras-chave específicas.

Dessa forma, o Google (um belo dia..) vai reconhecer seu conteúdo e começar a “mostrar” nas pesquisas quando alguém pesquisar pelas mesmas palavras-chave que você usou ao escrever o conteúdo.

Todavia, esse reconhecimento do Google pode demorar bastante (provavelmente, alguns meses…)

Existe uma técnica de escrever artigos para internet baseada na Otimização para Mecanismos de Busca (em inglês, a sigla SEO). Através desse conjunto de técnicas, o artigo passa a ser escrito de modo que o Google o reconheça mais rápido. Assim, conseguimos acelerar o aparecimento desse conteúdo na busca dos futuros clientes.

Então, resolvi criar meu próprio SITE pra poder aparecer no maior motor de busca da Internet. Coloco no blog do meu site um conteúdo todo voltado para a minha especialidade – a Periodontia.

Obviamente, eu publico com frequência artigos e vídeos sobre a Periodontia, sempre tirando dúvidas frequentes dos pacientes. Vale frisar que eu pesquiso sempre as palavras-chave mais usadas sobre minha área!

Quer ver como eu escrevo meus conteúdos para meus futuros pacientes de Periodontia? Dá uma olhada lá no meu site exclusivo para pacientes:

www.periodontistasalvador.com.br

“Bruno! E como eu vou aparecer nas primeiras posições de forma orgânica, sem investir dinheiro?”

É essencial que seus clientes procurem pelos serviços que você disponibiliza. Vale ressaltar que, para isso, você PRECISA produzir conteúdos de qualidade e com frequência, certo?

Porém, dessa forma, é mais complicado e trabalhoso atrair clientes pelo Google. Com isso, o tráfego pago torna-se uma opção melhor e mais fácil.

Os anúncios pagos, feito através do Google Ads, permitem que você consiga atrair pacientes pelo Google investindo em propaganda.

Entendeu o potencial de alavancar sua PRESENÇA DIGITAL e chamar a atenção de um público maior?

Entretanto, o tráfego pago requer, além de investimento, um certo esforço. Para criar um anúncio realmente relevante, é indispensável que você faça da maneira certa. Caso contrário, você terá apenas jogado dinheiro fora.

Para fazer isso, é essencial saber como se posicionar nas pesquisas feitas por possíveis pacientes, utilizando palavras-chave ligadas ao seu negócio.

 

Pesquisa por palavras-chave

Como disse acima, pra aparecer para seus potenciais clientes no Google, é preciso utilizar as palavras-chave corretas.

De fato, quando você digita qualquer coisa na barra de pesquisa, aparecem os links relacionados na ordem de relevância. Por exemplo, se você digitar “Periodontista Salvador“, aparecerão todos os sites relacionados a essas palavras-chave.

Em outras palavras, é preciso saber o que seu público está pesquisando no buscador e usar isso ao seu favor.

A pesquisa por palavras-chave é parte essencial de qualquer planejamento de Marketing Digital e divulgação na internet, e você pode fazer isso de duas formas simples.

Primeiramente, é possível buscar pelas palavras-chave desejadas fazendo uma simples pesquisa no Google com o tema desejado. Lembre-se de observar os resultados que aparecem sugeridos no buscador.

A segunda forma é utilizando ferramentas específicas, como o Google Key-Word Planner, por exemplo. Essa ferramenta disponibiliza as palavras-chave mais buscadas relacionadas ao tema ou assunto indicado.

Com isso, você pode fazer sua campanha, independente do tráfego escolhido, e conseguir melhores resultados para atrair pacientes pelo Google.

aparecer no google
Vale a pena aparecer no google

Google Ads

Essa é uma das melhores formas de atrair pacientes pelo Google – utilizando os anúncios pagos através do Google Ads. Como eu disse há pouco, é uma boa estratégia para divulgar seus serviços e com pouco investimento.

Porém, não basta simplesmente criar um anúncio e esperar que os pacientes cheguem aos montes em sua clínica. O conhecimento aprofundado da ferramenta é indispensável.

Apesar de trazer melhores resultados, para lançar um anúncio no Google Ads, é essencial que você planeje e trace resultados.

A ferramenta é uma das mais poderosas no mercado de divulgação. Contudo, para fazer com que seu investimento valha a pena, é indispensável saber utilizá-la.

Busque entender o seu público, saber o que ele procura, quais são os problemas que ele quer resolver e como você poder ajudar.

A partir disso, vá estabelecendo um perfil do seu público potencial, ou seja, crie uma persona e direcione seus anúncios para atraí-la até a sua clínica ou consultório.

Resumindo: defina sua PERSONA! (Se você ainda não sabe o que é Persona ou ainda não definiu as suas, eu escrevi esse artigo aqui falando sobre isso! Clica aqui!)

 

Google My Business

Outra ferramenta indispensável para a divulgação de serviços é o “Google My Business” (ou “Google meu negócio”, em português). Essa ferramenta oferece a qualquer pessoa a possibilidade de ser encontrada na web de forma simples.

E o melhor: é free também!  \o/

Quer atrair pacientes pelo Google? Então, essa é a ferramenta perfeita pra você divulgar sua odontologia na sua região!

A ferramenta é gratuita e permite que qualquer pessoa consiga um espaço na internet entre as grandes empresas. Assim, você aumenta a visibilidade dos serviços que oferece.

Além disso, com o Google My Business, sua clínica aparece entre os resultados no Google Maps. Isso permite que futuros pacientes saibam onde você atende e aumenta a chances deles te encontrarem.

Google maps

Aparecer no “maps” é uma maneira impressionante de atrair pacientes pelo Google! Além de aparecer logo no topo da página (abaixo dos anúncios, claro), suas informações de contato ficam disponíveis.

Acima de tudo, aparecem sua foto, telefone, horário de funcionamento, site, etc. E tudo clicável, pra facilitar a vida do seu futuro cliente!

Para isso, basta se cadastrar no Google my Business e pronto! Mágica feita!  😉

Quer aparecer no Google? Me chama aqui no What'sapp!

CONCLUSÃO

Saber como atrair pacientes pelo Google pode não ser uma das tarefas mais simples de ser fazer. Contudo, deve ser uma prioridade para quem deseja aumentar o número de clientes através da divulgação na internet.

Isso porque o buscador do Google é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo. Resumindo, estar entre os primeiros resultados pode realmente encher a sua agenda, compensando todo o esforço e investimento feito em divulgação online!

O que está esperando pra fazer ainda HOJE o seu perfil no Google e começar a atrair pacientes usando a internet?

PS2: Se você gostou desse artigo, comenta aqui em baixo, e compartilha com seus colegas também!  😉

Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos, para aprender um pouco mais sobre importância do Marketing digital para dentistas e de como conquistar novos pacientes pela internet!

Te espero no topo 🚀