Como atrair os pacientes certos usando as redes sociais?

Quase todo mundo hoje tem um perfil no Instagram, mas poucos sabem como atrair os pacientes certos usando as redes sociais. Aposto que você nunca tinha pensado se seus futuros pacientes estão no Instagram ou no Facebook, certo?

“Aaaaaah, colega, mas hoje, muita gente usa redes sociais… com certeza, vai ter paciente pra mim no Instagram!”

Essa foi uma frase que eu ouvi quando conversei com um colega dentista sobre esse assunto. E não foi a única vez que escutei algo parecido!

Seus futuros pacientes estão no Instagram, certo? Provavelmente, sim! Mas como divulgar um tratamento ou serviço nas redes sociais sem saber quem são eles? Será que todo paciente que está no Instagram compraria um tratamento com você? Como podemos fazer para descobrir quem são esses pacientes?

Bom, pra falar a verdade, isso não é tão difícil de descobrir. Eu já fiz alguns posts lá no perfil do @conselhosdedentista abordando esse tema e choveram comentários e dúvidas!

Então, resolvi compartilhar aqui com vocês alguns conceitos de Marketing e mais algumas dicas sobre pacientes x redes sociais. Descubra aqui nesse artigo como atrair os pacientes certos usando as redes sociais!

Nesse artigo, vamos conversar sobre:

  • Público-alvo
  • Personas
  • Benefícios de definir personas
  • Como usar esses conceitos para divulgar corretamente meus serviços

Leia esse artigo até o final e descubra como atrair os pacientes certos usando as redes sociais!

PÚBLICO-ALVO x PERSONAS

como atrair os pacientes certos usando as redes sociais

PÚBLICO-ALVO

“Público-alvo” é um termo bem conhecido e, provavelmente, você já o usa com certa frequência. A definição de público-alvo se refere a um nicho de mercado, ou seja, um grupo de pessoas que tendem a ser seus potenciais clientes.

É um conceito mais amplo, definido por dados demográficos, socioeconômicos, hábitos de consumo e comportamentos. Vou dar um exemplo de público-alvo de um colega ortodontista daqui de Salvador. Ele me procurou há algum tempo, para entender melhor como atrair os pacientes certos usando as redes sociais:

  • adolescentes e jovens (ambos os sexos)
  • faixa etária entre 14 e 30 anos
  • Classe B
  • moradores da Pituba (bairro daqui de Salvador-BA)

Dessa forma, fica mais fácil entender que, quando falamos em público-alvo, estamos falando de uma fatia ou parcela da sociedade que pode se interessar por seus serviços.

persona

E O QUE É PERSONA?

Também conhecida como AVATAR ou “buyer persona”, o conceito que melhor define esse termo é a de perfil do cliente ideal. A persona está contida no seu público-alvo, mas com um conceito mais específico, pois se trata de uma caracterização fictícia do seu cliente ideal. O termo passou a ser mais conhecido com o crescimento do Inbound Marketing no Brasil.

Como definir uma persona:

  • Dê um nome a ele ou ela!
  • baseada em dados reais
  • onde mora, com quem vive
  • idade exata
  • o que faz da vida
  • características demográficas
  • comportamentos 
  • criação de suas histórias pessoais
  • motivações, objetivos, desafios e preocupações
  • “dor” do cliente (não necessariamente a dor física, ok?)
  • o que valoriza no seu atendimento

Portanto, definindo uma persona, podemos criar materiais de divulgação específicos para esse grupo de potenciais clientes e conversar diretamente com o melhor cliente do seu consultório, podendo utilizar uma mensagem atrativa e coerente com esse perfil de pessoas.

Seguindo o exemplo do colega ortodontista que definimos acima, vejamos as diferenças:

como atrair os pacientes certos usando as redes sociais

Perceberam a diferença? Entendam como o conceito de persona é bem mais específico! Com a persona definida, podemos segmentar as ações e elaborar estratégias de marketing muito mais efetivas.

OS BENEFÍCIOS DE DEFINIR UMA PERSONA

É importante entender que o processo de definição de uma persona é feita através de observações, pesquisas e análises de informações reais de seus clientes.

Dessa forma, com uma persona bem definida, todas as suas ações terão um foco bem mais específico. Assim, você facilita a comunicação, a aproximação do público e a construção de ofertas e serviços mais exclusivos.

Além disso, ainda existe a possibilidade de elaborar estratégias únicas e diferenciadas para cada tipo de persona. Sim, você pode definir mais de uma persona, mas não exagere muito, para não perder seu foco – 3 ou 4 personas está de bom tamanho! 😉

Ah, quase ia esquecendo de falar! A segmentação de público pode ser feita na ferramenta do Gerenciador de Anúncios do Instagram e do Facebook (é a mesma ferramenta para os 2). Ao iniciar um impulsionamento de uma publicação no Gerenciador, você verá o campo com as opções de escolher qual tipo de pessoa você quer atingir.

Portanto, esse é o momento de colocar ali todas essas especificações que você selecionou para suas personas! Assim, você direcionará corretamente suas campanhas nas redes sociais para o tipo de cliente ideal pra você! 😉

Entendeu como atrair os pacientes certos usando as redes sociais?

Usar essa técnica de marketing digital pode te ajudar muito a encontrar os pacientes ideais para o seu negócio na Odontologia! Quem aqui não gostaria de atender mais pacientes ideais? Aqueles pacientes que não reclamam de preço e que valorizam seu trabalho? E aqueles que ainda divulgam pra todo mundo como você trabalha bem???

Dessa maneira, atingindo o público ideal do seu negócio, certamente os custos resultantes das suas campanhas de marketing digital também vão reduzir. Afinal, as ações tendem a ser mais assertivas. É como parar de pescar no mar e começar a pescar num aquário! rsrsrsrs

Concluindo, você entendeu a diferença entre persona e público-alvo? Essa é a melhor maneira de atrair os pacientes certos usando as redes sociais!

Então aproveite para começar a se planejar, criar as suas personas e dar um upgrade na sua estratégia de marketing odontológico!

PS: Eu postei  aqui no BLOG um artigo bem interessante sobre “Como atrair pacientes nas redes sociais”, vale a pena ler também!

PS2: Se você gostou desse artigo, comenta aqui em baixo, e compartilha com seus colegas também!  😉

Portanto, fiquem ligados nos próximos artigos, para aprender um pouco mais sobre importância da presença digital e de como conquistar novos pacientes pela internet!

Te espero no topo 🚀