“COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES EM CLIENTES?”

Falando assim, parece algo de outro mundo, né? “Transformar seguidores em clientes”? Tipo, algo inatingível ou que depende de um passe de mágica pra acontecer!

E se eu te disser que converter seguidores do Instagram em clientes pro consultório é algo muito mais simples do que você imagina? (Simples não significa que vai ser fácil, ok? Só pra ficar mais claro.. rsrsrs)

Ouço com certa frequência de muitos dentistas que me seguem lá no meu perfil do @conselhosdedentista essa dúvida:

“Aaaaaah, colega, eu acho que é muito difícil conseguir transformar seguidores do Instagram em CLIENTES!”

Você se identifica com essa frase?  \o/
Tem um monte de gente te seguindo, mas você não sabe como transformar seguidores em clientes?
Já parou pra observar se o seu perfil do Instagram está otimizado para atrair pacientes?

Se você também sente dificuldades em fazer um bom Marketing odontológico através das redes sociais, então, leia esse artigo até o fim!
Eu vou te mostrar como transformar seguidores em clientes através de algumas ações de Marketing no seu próprio Instagram!

COMO OTIMIZAR O PERFIL DO INSTAGRAM

Frequentemente, eu acompanho dentistas que me seguem no Instagram (já passou dos 11k!) e uma das coisas que tenho notado são perfis de dentistas com fotos “particulares”. Imagens em volta da piscina (de sunga ou bikini), “tomando uma” no churrasco do fim-de-semana. O engraçado é ver, logo no próximo post, uma foto de jaleco no consultório, falando sobre Odontologia.

Resumindo, todo o conteúdo publicado “junto e misturado” num só perfil, embolando sua vida pessoal com a vida profissional.
Ai, você pode me perguntar: “Qual o problema em misturar?”

Bom, se sua intenção não é divulgar seu trabalho como dentista para atrair mais pacientes pelas redes sociais, sem problemas! Esse artigo não é para você.

Contudo, se você deseja usar essa ferramenta fantástica para captar a atenção de futuros clientes para atender no seu consultório, você precisa ler esse artigo até o final – tem dicas fundamentais para você conseguir alcançar esse objetivo!

TER UM PERFIL COMERCIAL

Deu entender que a minha sugestão é ter dois perfis, certo? Você pode manter um perfil pessoal, só para família e amigos e postar todo tipo de foto que você quiser.

Assim, você cria um perfil comercial só para divulgar seu trabalho como dentista! Nesse perfil comercial, você pode aplicar as minhas dicas e conselhos para otimizar o seu perfil e atrair mais clientes pro consultório 😉

Eu publiquei um artigo recentemente falando exatamente sobre isso: Vale a pena ter uma conta comercial? Clica AQUI pra ler!

Quer mais alguns motivos para ter um perfil comercial no Instagram? Veja esse print da minha aula de MARKETING NO INSTAGRAM PRA DENTISTAS:

5 motivos para ter um perfil comercial

5 motivos para ter uma contar comercial

Veja quantas vantagens em ter um perfil comercial! E não são somente essas – eu poderia listar tantas:

  • Acesso às informações detalhadas – ESSENCIAL!
  • Botões de ação (endereço, telefone, e-mail)
  • Não mistura vida pessoal e profissional
  • Chance de Promover as publicações
  • Possibilidade de alcançar mais pessoas
  • Maior chances de atrair clientes
  • Aumenta sua taxa de CONVERSÃO (leia-se: transformar seguidores em clientes!)

Perceba que uma das principais vantagens que listei acima é ter acesso às Informações detalhadas do seu público e das suas postagens (chamamos de métricas). Somente quem tem um perfil comercial pode mensurar quem é o seu público, qual a melhor hora pra postar, quantas pessoas interagiram com seu post e muito mais.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é sua alta capacidade de mensuração. Portanto, podemos considerar um desperdício não utilizá-la corretamente. Veja logo abaixo como utilizar melhor essa ferramenta:

CURTIDAS E COMENTÁRIOS (Quanto mais melhor?)

Vamos lá! Pensa comigo:
Sabe aquela foto da faceta em resina que você postou e levou um monte de curtidas? E aquele outro post mostrando o novo sorriso de sua paciente após a correção gengival que choveu comentários?

Fala a verdade: isso é bom, né não? Ter acesso a essas métricas e ver essa quantidade de interações com suas postagens é ótimo! Isso ajuda a promover seu nome na internet, gerar autoridade e engajamento nas suas postagens. Além disso, também enchem o nosso ego (ou isso seria vaidade?!)

Porém, contudo, todavia, ter muitas curtidas e comentários não significa que você está cheio de novos pacientes, concorda? Não dá pra medir a quantidade de novos clientes apenas por ter muitas curtidas e comentários. Esse “problema” é mais comum o que você imagina. Entenda por quê:

MÉTRICAS DA VAIDADE

As métricas da vaidade são números que servem apenas para “massagear” o ego (por isso chamam dessa forma). Esses números não provam se determinadas ações de Marketing Digital efetivamente contribuem para a conversão de um seguidor em cliente, nem mostram como otimizar as ações.

Muita gente se impressiona com alguns números comuns na análise dessas métricas:
Alcance de uma publicação, quantidade de seguidores, curtidas e comentários num post, visualizações de um vídeo, etc.
Como eu falei acima, isso também é importante, pois ajuda a promover seu nome nas redes sociais, gerar mais autoridade e engajamento nas suas postagens. Porém, não traz resultados diretos.

Olhando esses dados de forma isolada, parece estar tudo perfeito – as pessoas estão interagindo com suas postagens. No entanto, falta um ponto essencial: quanto isso contribui para aumentar os seus pacientes no consultório?

Afinal, esse é um dos principais desejos de todo dentista – atrair mais pacientes novos! Seus futuros clientes estão no Instagram, certo? Provavelmente, sim!

A pergunta é: COMO divulgar um tratamento ou serviço nas redes sociais? Como usar o Instagram conscientemente para atrair novos clientes? O que publicar pra alcançar esse objetivo?

Como atrair clientes pelo instagram?

COMO USAR O INSTAGRAM PARA TRANSFORMAR SEGUIDORES EM CLIENTES?

É preciso esclarecer que não existe uma fórmula secreta! O que eu recomendo aqui é uma série de estratégias focadas na conversão de seguidores em pacientes. Atitudes que você precisa adotar para aproveitar essa poderosa de marketing digital na atração de pacientes pro seu consultório!

Pra facilitar esse entendimento, eu decidi gravar um vídeo resumindo algumas dessas atitudes que você deve tomar. Assista clicando AQUI nesse link (vai direto pro vídeo no Youtube) ou, se preferir, pode assistir aqui mesmo no artigo do Blog!

COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES EM CLIENTES

O que achou do vídeo? Me conta aqui em baixo nos comentários se você já está fazendo alguma dessas estratégias para transformar seguidores em clientes!

Se você ainda não começou, então aproveite para começar a se planejar, criar as suas postagens e dar um upgrade na sua estratégia de marketing odontológico!

 

PS: Eu postei recentemente aqui no BLOG um artigo bem interessante sobre “Como atrair pacientes nas redes sociais”, vale a pena ler também!

PS2: Se você gostou desse artigo, comenta aqui em baixo, e compartilha com seus colegas também!  😉

Portanto, fiquem ligados nos próximos artigos, para aprender um pouco mais sobre importância do Marketing digital para dentistas e de como conquistar novos pacientes pela internet!

Te espero no topo 🚀